sábado, 23 de abril de 2011

A dança- Klauss Vianna Parte I



- Os bailarinos começaram a perceber que a dança não é só essa coisa artificial e impostada. A dança- como toda arte- tem elementos internos, subjetivos, pessoais.


-O professor é um parteiro, ele tira do aluno o que tem para dar. Se o aluno não tem nada, não sai nada. Mas é preciso sempre ter cuidado: é claro que o aborto existe. Muitos professores matam o artista na sala de aula.


-Corporificação


-Tenho de estar com os sentidos alertas. Senão minha dança torna-se pura ginástica.


-Em linguagem corporal, fechar, calcificar e endurecer são sinônimos de asfixia, degeneração, esterilidade. Respirar, ao contrário, significa abrir dar espaço.


-A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder a exigência do espírito artístico.

sábado, 2 de abril de 2011

Klaus Vianna



Klaus Vianna- ( Belo Horizonte, 1928- São Paulo 1992) foi um bailarino e coreógrafo brasileiro.

Teve aulas de ballet clássico no período de 1944- 1948, com Carlos Leite, com quem se formou .Fez curso com Maria Olenewa, em 1949 em São Paulo, e cursos de Anatomia Aplicada

ao Movimento e Iniciação Musical UFBA.

Escreveu o livro " A Dança ", e desenvolveu um método próprio para expressão corporal na dança e no teatro, que seu filho Rainer, posteriormente viria a sistematizar. Fundou, junto a Angel Vianna, o Ballet Klaus Vianna, em 1962 lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde revolucionou o curso, incluindo na grade aulas de anatomia à capoeira.

Foi professor de ballet clássico na Escola Municipal de Bailados, no Teatro Municipal do RJ de 1966 a 1980.

Foi diretor da Escola de Bailado Municipal de São Paulo entre 1981/1985 e diretor artístico do "Ballet da Cidade de São Paulo".