domingo, 19 de abril de 2009

Não foi Prometido, mas veio Prometeu.

Prometeu representa a vontade humana por conhecimento, sua captura do fogo é a audácia humana pela busca de conhecimento e de compartilhá-lo.

A Prometeu teve um grande desafio junto ao seu irmão, porém fez uma audaciosa ação, roubou o fogo que assegurou a superioridade dos homens sobre os outros animais. Todavia o fogo era exclusivo dos deuses. Teve um castigo severo de Zeus, castigo este que devia durar 30.000 anos.

A história foi teatralizada pela primeira vez por Ésquilo no século V - a.C. com o título de "Prometeus desmotes" (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado).

Vamos instigar nossos questionamentos, quem era irmão de Prometeu? Qual o seu desafio? Que castigo foi este?!?!

Quem souber compartilhe, quem não souber me avise, vamos pesquisar juntos!

Ah não se esqueçam da provocação: "O verbo se faz carne".
Até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah o menino ! A aula em que mais rendeu comentários e o qual eu, particularmente, mais gostei =)
E viva o Teatro e a liberdade de expressão !
Beijos ;@

Unknown disse...

A UTOPIA ORGANIZADA EM REDE =”O PROJETO CENTAURO GRAPIÚNA DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENARIA”= O PROJETO CENTAURO é um programa estratégico DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA. Este projeto se fundamenta em Princípios, Diretrizes e Normas Operacionais comprometidos com a transformação: =Dos conceitos que malograram os esforços de reforma e reconstrução de uma instituição considerada capaz de responder as exigências da intensa modificação social dos nossos dias: -em conceitos que nos possibilitem analisar criticamente a problemática da relação orgânica e sistêmica entre forma e função. Incluindo a escolha didático-pedagógica da proposta, o planejamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros, como método e a integração desses recursos, articulados em rede, como organização. Dessa forma propomos, neste Projeto, a adoção do estabelecimento de um processo permanente de discussão e análises dos problemas institucionais, em que se levam em conta as forças mobilizadoras e transformadoras que atuam no interior e exterior de uma instituição. Temos convicção histórica de que não basta identificar o que mudar, seja no objeto da prática, nos meios técnicos de ensino , atividades e relações sociais, ou mesmo na ordem institucional das unidades que as constituem. O que importa levar em conta em cada instituição, atividade, serviço ou entidade: =É O COMO MUDAR! Isto é: O QUANDO, COM QUEM E DE QUE FORMA MUDAR. Utilizando-se de análises concretas de situações concretas. A mobilização de agentes transformadores e a articulação com organizações interessadas em querer fazer isso acontecer. O como mudar? Deve levar em conta a formação de alianças entre os inovadores do ensino, da gestão, da atenção, do controle social e dos movimentos sociais porque eles constituem caminhos que devem ser explorados na perspectiva do planejamento estratégico. Entre a época em que surgiu estas reflexões, aqui no Brasil e no Mundo e o momento atual, Quais os Projetos Comprometidos com estes Conceitos Inovadores e Transformadores, Quando foram implantados, Quem são eles, Como fizeram, com que forma isto se deu, e o que aconteceram com eles. Quais suas experiências exitosas? PROCURANDO RESPONDER ESTAS PERGUNDAS E QUE ENCONTRAREMOS OS PARCEIROS DO NOSSO PROJETO – O PROJETO PASSARGA= QUE A REDE SOCIAL ITABUNA CENTENÁRIA TEM O PRIVILÉGIO E A OUSADIA DE INICIAR. SEGUINDO ASSIM O CAMINHO DOS NOSSOS DESBRAVADORES E PIONEIROS, NOSSO ÚNICO TRUNFO E LEGADO, NOSSO ÚNICO NECESSÁRIO E SUFICIENTE RECURSO, PARA RECOMEÇAR! ESTE PROJETO É O NOSOS MERECIMENTO PELO TRABALHO QUE TODOS OS MEMBROS DA REDE SOCIAL ITABUNA CENTENARIA , AO PARTICIPAREM E CONTRIBUIREM, RESGATANDO A HISTÓRIA DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, DEVE COMUNGAR, GUARDAR E RECEBER. =O BEM SÓ QUEM SABE , É QUEM RECEBE! - M.GABRIEL