quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Estudos do corpo - Parte II

Rudolf Laban

Arquiteto, filósofo e coreógrafo Rudolf Von Laban formulou um sistema de observação, experimentação e análise do movimento teoricamente complexo e poético.

O Método - faz parte da revolução contra os princípios clássicos que começavam a ser dissipados no início do século XX. Por não aceitar o vazio presente nas peças de teatro e dança da sua época, trouxe para seu trabalho os resultados das próprias paixões e lutas interiores sociais. Seu metódo compreende os fatores universais do movimento nas diferentes dinâmicas em que se manifesta. Sendo eles, os quatro fatores: força/peso, espaço, tempo e fluência. Sendo que estes definem oito dinâmicas de movimento (flutuar, deslizar, tremer, sacudir, torcer, pressionar, bater e chicotear).

Kinesfera - é a denominação que Laban cria para a esfera que delimita o limite natural do espaço, no entorno do corpo do ser movente. É delimitada espacialmente pelos alcances dos membros e outras partes do corpo (estejam em movimento ou não).

Expressão do movimento - o melhor método de desenvolver a capacidade de usar o movimento como meio de expressão no palco, é executar cenas com movimentos simples.

Dança coral - nomeando e analisando cada elemento e o conjunto das possibilidades do movimento humano, estabeleceu o vocabulário da dança e liberou os bailarinos para compor coreografias de dentro para fora.

Labanotation - um sistema de sinais gráficos criado para registrar movimentos, os seus diagramas são linhas verticais e horizontais, diagonais, tracejadas ou cheias.

As concepções expressas por Laban sobre o movimento humano causaram grande impacto e passaram a influenciar os trabalhos desenvolvidos em áreas como Educação, Psicologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.

Nenhum comentário: