quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Estudos do corpo - Parte III

Meyerhold - Biomecânica

Estilo popular: tende a improvisação, o gesto domina a palavra, a ação prescinde de motivação psicológica, aperfeiçoa um estilo cômico. Com o domínio corporal total, sentido profundo de ritmo, economia de movimentos sendo estes racionais torna-se uma arte pura, livre.

O ator de Meyerhold é um acrobata (canta, dança, aperfeiçoa a linguagem dos gestos e possui um corpo profundamente exercitado).

A biomecânica é citada comouma tarefa educativa para o homem do teatro novo. Exige racionalização de cada movimento do ator. É necessário exprimir os sentimento através de uma ação física, devendo comportar apenas movimentos naturais e racionais.

Deve-se responder aos reflexos, reproduzir com auxílio do movimento e da palavra a situação proposta do exterior. O jogo consiste coordenar os modos de expressão que são elementos da representação, que comporta três fases: intenção (autor, diretor ou mesmo ator), realização (reflexos) e reação (atenuação do reflexo e propagação de nova intenção).

O ator deve possuir a virtude de ver-se como num espelho, o que ele (o ator) tem de mais precioso é a sua individualidade.

A lei fundamental da biomecânica é simples:

- O corpo inteiro participa de cada um dos nossos movimentos.
- Compreendido isto nos restam estudos, exercícios, aperfeiçoamento.
- O figurino faz parte do corpo.
- Saber se controlar (tempo) pausas.
- Insatisfação em si mesmo, somente os amadores sempre estão insatisfeitos.
- O artista nunca para de estudar.
- O essencial na arte é a simplicidade.
- Evitar o generalismo.

Meyerhold criou o teatro de "linha reta": o autor, diretor, ator, público são criadores absolutos do fenômeno teatral (imaginação - teatralidade).

Nenhum comentário: