quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Estudos do corpo - Parte I

"A Expressão Corporal, método e prática" (Claude Chalanguier e Henri Bossu)

O corpo fala e se significa, a essência da palavra está na articulação. Ter a imagem do seu corpo significa entrar no esquema do seu corpo, integrar com a disponibilidade motora numa direção de existência desvendada por símbolos.

Metodologia - Técnica (descoberta do eu), relaxamento (situa entre técnica e criatividade) e criatividade (a saída de sí mesmo, eixo da existência).

O reconhecimento do corpo se faz com a mobilização deste, indo além dos movimentos cadenciados da vida cotidiana. É permitido que o corpo explore e adiquira domínio de suas infinitas possibilidades de movimento. Descarta as mesmisses e constitui uma liberação do dinamismo vitale imaginário no jogo corporal.

O corpo sente - tomada de consciência e controle total da respiração, despertar de todos os sentidos (vista, ouvido, tato, ...). A respiração inscreve-se no rítmo do sentir, pois constitui a vida de todo movimento, seja no recolhimento, na espontaneidade dos gestos e da voz, ou num encontro com outrem.

O corpo existe, o corpo encontra - Improvisação espontânea da pessoa a partir de seus próprias sensações e das imagens simbólicas que as animam. O trabalho de comunicação com outrem, um retorno as origens do comprometimento do homem com o mundo.

O corpo cria e significa - criação e vida das formas expressivas a partir de um espaço rítmico.

Nenhum comentário: