sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Estudos sobre a Voz


Alguns trechos de estudos que encontrei sobre um dos nossos estudos do semestre, a extenção do corpo: A VOZ!

"A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais e é modificado pela boca, lábios e a língua".

Voz na Arte: Uma Contribuição para o Estudo da Voz Falada no Teatro

"O ator é o profissional que transmite ao outro a obra escrita. É, grosso modo, um co-autor, pois consegue dar vida a personagens retirados de textos escritos. Assim, o texto imprimido, composto por um grande número de letras, vocábulos e frases, transforma-se em um continuum sonoro, enriquecido por uma interpretação rica de nuanças, conteúdo emocional, veracidade, entre outras características".

"A voz é o instrumento do ator. O timbre vocal (sua qualidade natural) se enriquece com o aproveitamento de todo o seu potencial: ressonância, articulação, pronúncia e dinâmica vocal".

"O primeiro som que surge na glote[3] assemelha-se a um "cochicho", ganhando corpo sonoro à medida que alcança as cavidades de ressonância, que funcionam como verdadeiros amplificadores. Ocorre que, muitas vezes, estas cavidades são mal aproveitadas, tornando empobrecido o " timbre" vocal".

"A articulação é importante para a produção da fala. A voz articulada produz sons lingüísticos, sílabas, palavras e sentenças que serão utilizados na elaboração e na transmissão do pensamento. A fala fica normalmente prejudicada quando a ponta, o dorso e a raíz da língua localizam-se em um ponto que não corresponde ao som do fonema desejado".

Pra quem quiser ler mais: Voz Humana e Voz na Arte.

Nenhum comentário: