Mais um post sobre VOZ, nessa sexta-feira pela manhã eu e Maiara conversando pelo MSN recordamos os trava-linguas que já conhecemos dos encontros de sábado e nisso inciei uma pesquisa na internet sobre estes, até que achei um link muito legal, vou disponibilizar um trecho do que achei nesse link e deixo o endereço abaixo pra quem se interessar beleza?!?!?
"Cada indivíduo tem suas próprias características vocais. Entenda como estabelecer uma relação mais íntima entre a voz e o ator. É comum pensar separadamente sobre as ações corporais e verbais que o ator irá desenvolver para um determinado espetáculo. Quando se trabalha o corpo, uma série de exercícios e laboratórios são utilizados para a construção da personagem. Com a voz, no entanto, essa tarefa costuma resumir-se apenas a um trabalho de aquecimento. É claro que esses exercícios de empostação, dicção e aquecimento são imprescindíveis para a articulação do ator e preservação de sua voz".
"A rouquidão pode acontecer quando ocorre uma empostação inadequada ou há pouca lubrificação da garganta e das cordas vocais. Se você sente algum desses sintomas(rouquidão, falta de ar, incômodo na garganta) consulte um otorrinolaringologista ou um fonoaudiologista para iniciar o trabalho de aperfeiçoamento da voz. Os limites da sua voz são facilmente percebidos quando se sente alguma dificuldade. Portanto, pratique e conheça si mesmo".
Aquecimento e Empostação:
1) Beba um copo d'água e aguarde alguns minutos para começar.
2) Com a boca fechada, faça um bico e sorria, alternando esses dois movimentos por 30 segundos.
3) deslize a língua por toda a boca, sobre os dentes e a gengiva, provocando bastante salivação.
4) Com a boca fechada e os lábios relaxados, inspire e solte todo o ar lentamente, de modo que os lábios vibrem e soltem um som parecido com "PPPP" (repita várias vezes).
5) Com a boca fechada e a lígua sobre o céu da boca, solte o ar lentamente, de modo que se produza um som parecido com "Trrrrr" (repita várias vezes).
Dicção:
1) Após aquecimento, leia algum texto pausadamente, em voz alta.
2) Leia o mesmo texto, apenas articulando as palavras, sem emitir som.
3) Leia o mesmo texto com uma caneta na boca, como se a estivesse mordendo.
4) Leia o texto novamente, em voz alta. Perceba a diferença
Alguns cuidados com a voz:
1 - Evite fumar (qualquer coisa) ou inalar drogas - causam irritação nas pregas vocais.
2 - Evite café, mate e bebidas gasosas antes de exposições vocais prolongadas - provocam ressecamento das pregas vocais.
3 - Ingira bastante água em temperatura ambiente - propicia maior hidratação das pregas vocais.
4 - Chocolates, amendoim e pipoca aumentam a secreção de muco, provocando pigarros - evite comê-los antes de exposições orais.
5 - A maçã tem ação adstringente e auxilia na limpeza da boca e faringe - favorece uma boa emissão vocal.
Muitas outras dicas bem legais no site: O Palco.
Uma abençoada sexta-feira, ótimo final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário