sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A importância da voz.

Pra encerrar nossa sexta-feira ainda falando de voz, alguns trechos de uma matéria bem legal com a atriz Denise Weinberg, sobre a importância da voz.

"A fono é importantíssima no trabalho do ator. Normalmente nós temos vícios e maneiras de falar adquiridas na vida durante a nossa infância, na nossa educação, que ficam impressos na nossa prosódia. Nós não temos consciência deles, então o trabalho da fono é limpar essas áreas complicadas, melhorar o corpo e o tônus da voz, trabalhar a projeção, enfim tudo que é necessário para que o aparelho vocal do ator sirva como um instrumento perfeito para sua expressão".

"Eu acho que existe um "gap" entre corpo e voz. Muitas vezes o ator está falando uma coisa e o corpo outra. Primeiro temos que colocar os dois na mesma sintonia, para depois podermos até separá-los".

"Penso que os jovens atores têm que ter essa preocupação na emissão, na compreensão, na projeção e só com ajuda de um profissional (fono) é que esse processo pode ser desenvolvido, mas tem que ser desenvolvido durante uma vida inteira". (Denise Weinberg - atriz)

Matéria completa no site: Voz e Fala.

Bom final de semana pra todos!

Nenhum comentário: