domingo, 19 de abril de 2009

Hamlet X Macbeth

Um encontro de monstros... da literatura mundial. Esses personagens são de extrema importância para quem estuda teatro, por toda sua complexa construção e claro por serem das obras de um dos maiores dramaturgos de todo o mundo (William Shakespeare).

Importante para discussão e estudos teatrais, abro espaço então para uma breve introdução de suas características centrais e uma sinopse de suas histórias. Fiquem a vontade para levantar qualquer que seja o apontamento sobre estes.

Hamlet -
O protagonista desta obra é o Príncipe Hamlet, filho do Rei Hamlet e sobrinho do Rei Cláudio, irmão e sucessor de seu pai. Após a morte do Rei Hamlet, Cláudio casa-se apressadamente com a então viúva Gertrudes, mãe do príncipe. Num plano de fundo, a Dinamarca está em disputa com a vizinha Noruega, e existe a expectativa de uma suposta invasão liderada pelo príncipe norueguês Fórtinbras. A obra reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Macbeth -
Macbeth e Banquo, ambos generais do exército do Rei Duncan, encontram um grupo de feiticeiras. Macbeth é saudado profeticamente como Guerreiro de Cawdor e Rei da Escócia ,e Banquo, como pai de um futuro rei. Um servo traz a mensagem de que "Sir de Cawdor" fora enforcado e que todas suas terras e título passam a Macbeth. No castelo, a ambiciosa Lady Macbeth lê com satisfação a carta de Macbeth relatando o ocorrido. O Rei Duncan passará a noite no castelo, e esta é a oportunidade que queria Lady Macbeth, persuadindo o marido a matar o Rei. Macbeth comete o crime, torna-se rei, mas vive inquieto com sua consciência e também com a profecia das feiticeiras, de que um filho de Banquo - e não seu - será rei. Ele e sua mulher planejam assassiná-lo. Um bando de assassinos mata Banquo, mas seu filho Fleance escapa.

Pra terminar, pode até parecer desnecessário citar quem foi o criador dessas duas obras, mas aqui o faço por uma questão de conhecimento e lembranças. William Shakespeare foi um dramaturgo e poeta inglês e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças teatrais, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Vamos lembrar que o conhecimento nos leva além, vamos alimentar a alma com a arte e a mente com nossos estudos!

Ótimo domingo!
Ótima semana!

2 comentários:

Gi_Cimony disse...

Obras que já li, mas que não tinha maturidade para entender... Preciso ler novamente.
Em um determinado curso, cada aluno lia uma obra e estudava sobre ela e depois por 15, 20 min. fazia um "Workshop" sobre o autor, tipo de obra, o texto em si etc. Desperta muito a curiosidade de ler mais obras através do estudo do outro! Que tal???

arteiro disse...

A ideia é muito bacana, mas vamos esperar mais pra frente para essa dinamica, isso nao quer dizer que voces terão que ficar sem ler teatro. isso é necessario.