sexta-feira, 17 de julho de 2009

MERDA!!!!

Merda???

Acho que muitos já ouviram atores desejando entre si "Merda" ou "Quebre a Perna" ao invés do puro e simples "Boa Sorte", mas de onde surgiu essa tradição? Encontrei uma explicação interessante e alguns depoimentos de atores, vamos ver:

Segundo lendas desejam MERDA antes do espetáculo iniciar, pois é uma tradição que veio da França de antigamente, um espetáculo de sucesso era aquele em que as praças em volta do teatro ficavam cheias de merda dos cavalos que esperavam seus donos saírem. Sendo assim quanto mais merda, mais espectadores assistindo, mais sucesso...

Alguns atores apresentam histórias diferentes, vejamos:

Marisa Orth, 42 anos, atriz
“Acho que o hábito de se falar merda antes de entrar em cena está ligado ao fato de que o trabalho é meio sujo, temos que lidar com a antivaidade. Se você entrar no palco querendo parecer chique não conseguirá relaxar e fazer o tem que fazer. Para quem está em cena, vergonha pouca é bobagem! Para mim a expressão vem de 'cagada', que significa sorte.”

Fernanda Dumbra, atriz
“Não uso a expressão 'merda'. Meus amigos muitas vezes me desejam merda antes de entrar em cena, mas eu não tenho esse hábito, nunca digo merda para eles. Confesso que não entendo muito essa expressão, não faço a menor idéia do seu significado. Acho que quer dizer boa sorte, alguma coisa nesse sentido. Mas eu mesma nunca desejei merda a ninguém!”

Guta Stresser, 32 anos, atriz
“Desejo 'merda' antes de entrar em cena por dois motivos. Primeiro porque acho que é um mantra, os atores falam isso há muitos anos, é uma coisa que passa de geração para geração. Comecei no teatro aos 13 anos e sempre segui esse ritual. O segundo motivo é porque adoro a lendazinha que explica essa expressão. Ouvi dizer que, uma vez, um ator francês estava indo para o teatro, fazer a peça mais importante da vida dele. Ele estava supernervoso, os críticos mais importantes estariam lá. Só que, no caminho, tudo começou a dar errado. Ele teve que passar por um incêndio, errou o caminho, enfim, quase não chegou. Quando já estava na porta do teatro, ele pisou num cocô, para completar sua péssima situação! O supreendente é que depois de tudo isso e de ter pisado na merda, foi a melhor apresentação que esse ator já fez. Então o que eu entendo é que você tem que desejar merda pra acontecer o contrário, para virar sorte.”

Camila Pitanga, 28 anos, atriz
“Para mim ‘merda’ não tem nenhum significado, merda é merda! Até desejo antes de entrar no palco, mas nunca parei para pensar por quê. Tem gente que diz que pisar na merda dá sorte, acho que pode ser. Achei muito engraçado vocês me perguntarem isso!”

Dan Stulbach, 36 anos, ator
“No teatro se diz 'merda' para desejar sorte. Faz parte da tradição também nunca agradecer. Ao ouvir 'merda', você responde 'merda', e assim vai. Pelo que lembro, teve início na França. Na Inglaterra se diz 'break a leg', quebre a perna. Nunca desejamos sorte, apenas.”

Gabriel Braga Nunes, 33 anos, ator
"No teatro, a expressão 'merda' antes de entrar em cena significa 'boa sorte'. Dizer 'boa sorte' dá azar. Agradecer quando o colega te diz 'merda' também dá azar. O azar só vale para a apresentação daquele dia, não é cumulativo; e é pessoal e intransferível. Até onde sei, o significado é esse para todos os atores, pelo menos para os que eu conheço. No entanto, já desejei muito 'boa sorte' e agradeci muita 'merda' e nunca fui vaiado em cena. Mesmo assim, é carinhoso ouvir 'merda' da boca do colega."

Fonte: Revista TPM e Blog Mouhamed Harfouch.

Enfim, seja como for: MERDA PRA TODOS NÓS!!!

2 comentários:

Beatriz disse...

MEEEEEEERDA PRA TODOS!
Adorei saber sobre isso!

Gorda disse...

Oi, tudo bem?

Em setembro estreia no Rio a peça GORDA, uma comédia dramática com o ator Mouhamed Harfouch no elenco.
Fizemos um blog para divulgar a peça, se tiver interesse em saber mais, acesse:
http://gorda-a-peca.blogspot.com/

Obrigada!
Equipe da Gorda